ENSINO INTEGRADO DE MÚSICA

É uma modalidade de ensino em que a aprendizagem da música é realizada em paralelo à componente geral, surgindo inserida no horário dos alunos, o que lhes permite usufruírem da formação musical de forma integrada.

Benefícios da Música:

• De uma forma geral, o estudo da música ajuda as crianças a adquirirem conhecimentos enriquecedores e a desenvolverem competências essenciais.

• O bem-estar e a realização pessoal são favorecidas, aumentando a autoestima e ajudando a ultrapassar medos e a assumir riscos.

• As crianças desenvolvem a criatividade e a imaginação e aprender a ser autónomos e a trabalhar em equipa.

• São ainda valorizadas características como a autodisciplina, a sensibilidade, a coordenação, a concentração e a capacidade de memorização.

INICIAÇÃO MUSICAL
1.º CICLO

É a disciplina em que as crianças têm o seu primeiro contacto com a linguagem musical, através de estratégias lúdicas ajustadas à sua idade.

Em paralelo à prática instrumental ou coral, vão aprendendo os sinais musicais de forma progressiva, ao mesmo tempo que trabalham a motricidade, a coordenação, a audição, a memorização e a concentração

FORMAÇÃO MUSICAL
2.º CICLO

Nesta disciplina, os alunos sustentam a prática instrumental no conhecimento de toda a base teórica necessária.

Assim, aprendem como se lêem e escrevem os sinais musicais, bem como sons e ritmos, o que lhes permite desenvolver progressivamente a sua autonomia.

A formação musical integra também aspetos de desenvolvimento sensorial e psicológico.

AULAS DE
INSTRUMENTO

Todos os alunos do Ensino Integrado de Música têm a oportunidade de experimentar os instrumentos - guitarra, piano, violino, flauta transversal e saxofone, depois escolhendo aquele cuja prática lhe suscite maior curiosidade.

CRIAÇÃO E IMPROVISAÇÃO MUSICAL

Estas aulas dão aos alunos a oportunidade de experimentar a parte criativa e de improvisação, permitindo-lhes compreender a música através do que cantam, do que tocam, de como se movem, numa abordagem sequencial.

CLASSE
DE CONJUNTO

O crescimento saudável na área da música é diretamente influenciado pelas oportunidades de partilha de conhecimentos e prática em grupo, pelo que os alunos usufruem também destas aulas, de forma a enriquecer e aprimorar a sua aprendizagem.

O Ensino Integrado de Música, mais do que um complemento, pode ser um apoio essencial no percurso académico e pessoal das crianças, ajudando a guiá-las no seu futuro.

equipa pedagógica:

José Moura
josé moura.png

Mestre em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro.

Doutorando em Estudos da Criança - Educação Artística na Universidade do Minho.

Investigador do Departamento de Educação da Universidade do Minho.

Gosta de ler, escrever, ouvir música de todas as tipologias.

Tem especial interesse pela aplicação das ferramentas tecnológicas na criação musical.

Professor de Formação Musical e

de Criação e Improvisação Musical

Daniela Marques
daniela marques.png

Licenciada em Ensino Especializado de Música - vertente Flauta Transversal, pela Universidade do Minho.

Procura fazer diversas formações na área da música infantil e do ensino em geral, para estar sempre atualizada e nunca parar de inovar.

A sua maior paixão é a aprendizagem, o ensino, a prática instrumental... e ver o crescimento dos alunos e a ligação que eles criam com a música em com as experiências que dela resultam.

Professora de Flauta Transversal

Hugo Leite
hugo leite - saxofone.png

Licenciado e Mestre em Saxofone pela ESMAE.

Mestre em Ensino da Música - variante Saxofone pela Universidade do Minho.

Atualmente, é professor de Saxofone em várias instituições de ensino.

Gosta de correr, ler, ouvir música, ensinar e, principalmente, de tocar saxofone.

Professor de Saxofone

Jorge Costa
jorge costa - guitarra.png

Realizou o 8.º grau de Guitarra na Escola de Música de Perosinho, ao mesmo tempo que completou o Ensino Secundário na Escola Artística Soares dos Reis.

Licenciado e Mestre em Guitarra pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo.l

É membro efetivo da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, onde tem colaborado com diversos músicos e maestros.

Atualmente, estuda bandolim com o professor António José Vieira.

Professor de Guitarra

Marta Costa
marta costa - violino.png

Licenciada em Música - variante performance em Violino pela Universidade de Aveiro.

Mestranda em Ensino da Música na Escola Superior de Educação do Porto.

Participou em masterclasses com vários professores e em vários estágios de orquestra.

Atua em eventos a solo e/ou em grupo.

O seu maior interesse é ensinar este instrumento e proporcionar uma boa experiência musical aos alunos.

Professora de Violino

Raquel Liberato
raquel liberato - piano.png

Licenciada em Música - variante performance em Piano pela Universidade de Aveiro.

Mestre em Ensino da Música pela Universidade de Aveiro.

É também Pianista Acompanhadora.

Apresenta-se regularmente em público a solo e em contexto de música de câmara.

Tem especial interesse pelo ensino da música contemporânea, tendo realizado workshops de Técnicas Estendidas no Piano em diversos Conservatórios, Academias e Escolas de Musica.

Professora de Piano