Keep in learning

Keep in Learning é a proposta educativa do Colégio Imaculada Conceição para dar resposta à suspensão temporária das atividades letivas presenciais.

Continuamos a prática letiva de forma não presencial, procurando atender às necessidades e expectativas de todos os nossos alunos: explicação de conteúdos através de vídeos interativos e videoconferências, esclarecimento de dúvidas, correção de tarefas, apoios individuais, etc… além disso, também é nossa intenção manter o contacto próximo, e habitual, junto das famílias, clarificando todas as inquietações que possam surgir.

OBJETIVOS

• Dar resposta à suspensão das atividades letivas presenciais, para que os alunos continuem o seu processo de aprendizagem.

• Apoiar as famílias: esclarecer dúvidas, realizar reuniões, dar feedback, acompanhamento personalizado.

• Apoiar os alunos: explicar os conteúdos, esclarecer dúvidas, corrigir tarefas, dar feedback, fazer acompanhamento personalizado.

• Dar continuidade à atuação docente de modo não presencial.

PRINCÍPIOS FUNDAMENTALES

Rotina diária:

Os alunos vão receber uma planificação diária para que possam organizar-se e saber que tarefas concretas terão de realizar.

Inovação:

Este projeto resulta da inovação que tem de acontecer em situações de incerteza. Pelo uso da tecnologia e pelo compromisso assumido por educadores e professores, potencia-se a aprendizagem integral das crianças e jovens, dando-se continuidade à forma de ensinar de maneira online.

Contacto com os educadores/os professores:

Os alunos poderão manter o seu contacto diário e direto com os educadores/professores. Este é um aspeto desde logo definido para o projeto: os alunos precisam de sentir que o educador/professor permanece ao seu lado e que pode ajudá-lo nas suas dúvidas, na sua aprendizagem e no seu crescimento.

ETAPAS

Creche e Educação Pré-escolar

As atividades referentes à Creche e à Educação Pré-escolar acontecem com o acompanhamento das famílias e de acordo com as indicações das educadoras. As educadoras enviam com antecedência a planificação semanal, com os trabalhos distribuídos para cada dia.

RECURSOS QUE UTILIZAMOS

Google Classroom

Permite dinamizar a organização e a avaliação dos trabalhos de cada aula, por dia. A comunicação entre professor e alunos torna-se, assim, muito mais fluida.

Google Drive

É um repositório de documentos disponível na nuvem. Desta forma, professores e alunos podem criar, armazenar e partilhar documentos, dando origem a um portefólio.

Gmail

Normalmente, já usado no dia a dia, adquire maior importância na situação atual. É um essencial meio de comunicação entre o colégio e os alunos e suas famílias.

Google Meet

Com esta plataforma possibilita aos diferentes agentes educativos – educadores/professores, alunos, pais e encarregados de educação, a comunicação por videoconferência, ou seja de uma forma síncrona.

Zoom

Esta plataforma permite aos diferentes agentes educativos – educadores/professores, alunos, pais e encarregados de educação, a comunicação por videoconferência.

Grupos de trabalho para a Creche e Pré-escolar para acompanhar no imediato os trabalhos realizados pelas crianças e para incentivar os alunos com emojis, vídeos e para as famílias que não autorizam o direito de imagem para o exterior, mas gostam de partilhar as rotinas com a sua turma, amigos dos filhos e educadora.

1.º Ciclo do Ensino Básico

O processo de ensino e de aprendizagem mantém-se, por videoconferência, com a atribuição de tarefas a realizar e a posterior correção das mesmas.

2.º Ciclo do Ensino Básico

As atividades letivas continuam com aulas por videoconferência, atribuição de tarefas para trabalho autónomo e respetiva correção e apoios individualizados.

• Facebook - círculo blanco

info@colegioimaculadaconceiçaomaia.com