PERFIL DO ALUNO

logo fundação.png

Não educamos pessoas perfeitas, mas procuramos desenvolver nos alunos certas atitudes que podem reconhecer-se neste Perfil do Aluno:

INQUIETO

Gosta de aprender coisas novas e demonstra autonomia na sua aprendizagem. Quer saber como e porque é que as coisas funcionam. Procura as respostas às questões que o preocupam. Adquire as habilidades necessárias para indagar, analisar e realizar investigações.

REFLEXIVO

Esforça-se para ser reflexivo e alcançar uma melhor compreensão da sua própria aprendizagem. Tem iniciativa pessoal e procura formar um pensamento próprio,crítico e criativo. Sabe avaliar quais são as suas forças e debilidades, e como melhor desenvolver o seu talento. Aprende com os seus erros e com os dos outros.

INFORMADO

Está bem informado pois sabe que a informação é a chave para tomar decisões. Interessa-se pelas grandes perguntas e pelas questões atuais. É atraído por uma ampla e equilibrada gama de disciplinas.

COMUNICATIVO

Sabe comunicar os seus pensamentos, sentimentos e necessidades, assim como ser recetivo e atento aos dos demais. Tem capacidade de empatia e de trabalho em equipa.

ÍNTEGRO

Tem princípios e está aberto à transcendência. Possui um sentido de justiça arraigado. É respeitoso com todos. Sente-se responsável pelas suas ações e pelas consequências que delas advêm.

SOLIDÁRIO

É solidário, compassivo, comprometido em contribuir para criar um mundo melhor e mais pacífico, baseado no entendimento mútuo e no respeito intercultural. Preocupa-se com os demais. Sabe estar próximo e ser um apoio para as pessoas que tem ao seu redor.

ABERTO E RESPEITOSO

Tem uma visão ampla e aberta. Sente-se inclinado a entender e apreciar a sua própria cultura e a dos demais. Está habituado a considerar distintos pontos de vista. Mostra uma atitude de compreensão e respeito por todos. Interessa-lhe conhecer outros ambientes, países e culturas. Domina mais de um idioma.

EQUILIBRADO

É uma pessoa equilibrada. Sabe cuidar da sua saúde física, mental e emocional. Ajuda, nesse aspeto, os que lhe são próximos. Não se deixa influenciar por hábitos negativos de outros. Valoriza o desporto. Sente-se responsável pelo meio ambiente e pela natureza.

DECIDIDO

Sabe assumir riscos quando é necessário. Aborda situações desconhecidas com confiança. Demonstra audácia e coragem quando é necessário. Manifesta inconformidade e decisão. Defende com valor e com eloquência aquilo em que acredita.