Pedir informação

Perfil do aluno

Não educamos pessoas perfeitas, mas procuramos desenvolver nos alunos certas atitudes que podem ser reconhecidas neste Perfil do Aluno:

Curioso

Gosta de aprender coisas novas e demonstra autonomia na sua aprendizagem. Quer saber como e porque é que as coisas funcionam. Procura respostas para as questões que o preocupam. Adquire as aptidões necessárias para indagar, analisar e realizar investigações.

Reflexivo

Esforça-se por refletir e alcançar uma melhor compreensão da sua própria aprendizagem. Tem iniciativa pessoal e procura formar um pensamento próprio, crítico e criativo. Sabe avaliar quais são as suas forças e debilidades, e como melhor desenvolver o seu talento. Aprende com os seus erros e com os dos outros.

Informado

Está bem informado, pois sabe que a informação é a chave para tomar decisões. Interessa-se pelas grandes perguntas e pelas questões atuais. Sente-se atraído por um amplo e diversificado conjunto de disciplinas.

Comunicativo

Sabe comunicar os seus pensamentos, sentimentos e necessidades, assim como ser recetivo e atento aos dos demais. Tem capacidade de empatia e de trabalho em equipa.

Solidário

É solidário e compassivo e está empenhado em contribuir para criar um mundo melhor e mais pacífico, baseado no entendimento mútuo e no respeito intercultural. Preocupa-se com os demais. Sabe estar próximo e ser um apoio para as pessoas à sua volta.

Íntegro

Tem princípios e está aberto à transcendência. Possui um sentido de justiça apurado. É respeitador com todos. Sente-se responsável pelas suas ações e pelas consequências que delas advêm.

Aberto e respeitador

Tem uma visão ampla e aberta. Tem vontade de compreender e apreciar a sua própria cultura e a dos demais. Está habituado a considerar diferentes pontos de vista. Mostra uma atitude de compreensão e respeito por todos. Interessa-se por conhecer outros ambientes, países e culturas. Domina mais do que um idioma.

Equilibrado

É uma pessoa equilibrada. Sabe cuidar da sua saúde física, mental e emocional. Ajuda, nesse aspeto, os que lhe são próximos. Não se deixa influenciar por hábitos negativos de outros. Valoriza o desporto. Sente-se responsável pelo meio ambiente e pela natureza.

Decidido

Sabe assumir riscos quando é necessário. Aborda situações desconhecidas com confiança. Demonstra audácia e coragem quando é necessário. Manifesta inconformidade e decisão. Defende com valor e com eloquência aquilo em que acredita.

O que nos distingue no Colégio Externato Imaculada Conceição?

Somos um colégio que pertence à Rede Educativa Arenales. Almejamos a excelência académica, mas também a excelência humana, porque uma boa pessoa tende a ser um bom profissional. É por isso que o respeito pelos outros, por si mesmo, o trabalho bem feito são valores humanos e cristãos que incutimos nos nossos alunos em estreita articulação com os seus pais. Temos o objetivo ambicioso de servir a sociedade, as famílias e os alunos.

Quais as vantagens de pertencer à Rede Educacional Arenales?

O Colégio Externato Imaculada Conceição é uma escola da Rede Educativa Arenales. Atualmente, a Rede é composta por mais de 28 centros educativos distribuídos por todo o mundo. Todos eles seguem um modelo de competências e valores chamado IAM (Inovação, Autonomia, Mentoria), além de integrarem o código de boas práticas, o regulamento interno e o plano de igualdade – todos eles documentos que têm por base anos de experiência e que procuram garantir a justiça, a inclusão e a igualdade.

O que é o modelo IAM?

O IAM é um programa de transformação através do qual procuramos ser centros educativos de ponta no século XXI. Este programa divide-se em três eixos principais: Inovação: queremos ser uma organização aberta em permanente comunicação com o mundo em que vivemos; Autonomia: ajudamos todos os nossos alunos a assumirem o controlo das suas vidas e a serem pessoas autónomas; Mentoria: cada um é protagonista da sua própria educação e, ao mesmo tempo, colabora com a dos outros.

Como é aplicado o modelo IAM no Colégio Externato Imaculada Conceição?

Innovación:Inovação: Com recurso ao iPad, integramos a tecnologia na educação, bem como através de um programa de desenvolvimento de plano curricular digital “Mobile Learning” em todas as etapas. Autonomia: Promovemos o ensino das soft skills: desenvolvimento da oratória, capacidade de liderança, desenvolvimento do pensamento emocional e do pensamento criativo, primeiros socorros, etc. Mentoria: Através da tutoria individual entre o professor e o aluno, para o ajudar a conhecer-se melhor, a desenvolver competências sociais, a aproveitar os seus talentos, a construir a sua autoestima e a ser autónomo e feliz.

Pedir informação

Estamos de portas abertas para si: queremos conhecê-lo, mostrar-lhe as nossas instalações e o nosso projeto educativo. Para isso, preencha o formulário e marque uma visita ou pergunte-nos o que quiser.