PRINCÍPIOS EDUCATIVOS

educar de forma integral

A partir da vontade de formar de pessoas livres, empáticas e autónomas, procuramos que o Colégio seja um lugar que permita e promova o desenvolvimento dos alunos de forma harmoniosa, equilibrada e integral; onde as características pessoais, sociais, intelectuais, religiosas, comunicativas, afetivas, artísticas, etc., são trabalhadas constantemente.

Assim, num ambiente educativo de confiança, em cada aluno cultivamos a ânsia e o gosto por aprender, motivando-o a lutar para atingir o seu verdadeiro potencial, para ser a melhor versão de si mesmo.

educar em valores cristãos

O ensino representa uma oportunidade única para transmitir às crianças os valores certos, dando-lhes as ferramentas para se tornarem cidadãos educados, responsáveis e cumpridores, e cujos objetivos de vida melhorem a convivência humana e ajudem a solucionar os problemas com que se depara a sociedade do nosso tempo.

Porque a interpretação e aplicação de alguns valores pode não ser sempre igual, assumimos o nosso Projeto Educativo como sendo baseado em valores cristãos, guiados pelos ensinamentos da Igreja Católica, os quais consideramos serem transparentes e úteis para melhor compreender a nossa existência e questionar o sentido da vida.

educar com a família

Para que a ação educativa seja eficiente e eficaz, e para que produza resultados, especialmente no que respeita a valores, atitudes e hábitos de estudo e trabalho, é essencial que exista uma relação coordenada entre a família e o Colégio.

Por isso, procuramos manter a proximidade com todos os pais, num espírito de amizade e confiança, incentivando a sua participação ativa em todos os momentos.

educar em liberdade e pela liberdade

A educação deve preparar para a escolha livre e responsável perante as opções e os desafios que a vida coloca em cada momento.

O nosso Projeto Educativo pretende, então, formar pessoas comprometidas com a sociedade em que vivem, com respeito pelos princípios e valores democráticos, e incentivá-las a envolverem-se na defesa da paz, da solidariedade, da justiça e do meio ambiente.

educar com abertura e pluralidade

A educação deve fomentar a prática do debate e o diálogo, propiciando momentos que permitam

a exposição de ideias e pontos de vista nas diversas áreas, assim como uma convivência tolerante e pacífica, na qual se aprende a gerir os pequenos conflitos que possam surgir.

Assim, promovemos a melhoria das competências sociais, o clima de consenso e o acordo responsável de todas as partes envolvidas, sempre baseados no respeito mútuo.

educar para o compromisso

A excelência educativa pressupõe a formação integral dos alunos, capacitando-os de conhecimentos e competências que os tornem cidadãos e profissionais bem preparados, mas também fomentando o desenvolvimento de um forte compromisso pessoal na contribuição ativa para a transformação da sociedade.

Procuramos, então, que os nossos alunos criem estruturas e princípios de vida que espelhem os valores positivos da justiça, da coexistência, do respeito pelo e para o desenvolvimento humano.

educar para a autonomia

Procuramos ajudar cada aluno a descobrir e desenvolver os traços da sua própria identidade.

Para fomentar o autoconhecimento, incentivamos os alunos a conhecer e aceitar os seus limites, a valorizar e conquistar as suas capacidades, a exercitar a sua memória, a projetar a sua inteligência e

a fortalecer a sua vontade, de modo a que se consolidem em cada um princípios de reflexão e critérios de ação próprios, que afirmem a individualidade e evidenciem o esforço de melhoria

e aprimoramento pessoal.

educar na dimensão social

É nosso objetivo que cada aluno desenvolva um sentido de respeito e estima pelo outro e pelo papel que desempenha, aprendendo a assumir uma atitude aberta, afetuosa, dialogante, solidária e generosa.

Porque cada projeto de vida individual se integra num outro de dimensão universal, procuramos que a educação guie na participação ativa, para que cada criança desenvolva a capacidade de influenciar de forma responsável na vida social.

Promovemos, então, atividades de voluntariado, tais como ações de solidariedade, recolhas de alimentos, acompanhamento de doentes, visitas a Lares de Terceira Idade, ajuda aos necessitados, ...

educar em equipa

Pais, professores, alunos, direção e administração, assistentes operacionais, capelães, todos devem formar uma verdadeira comunidade escolar: cada um é parte integrante e desempenha um papel importante no Projeto, com o qual se identifica.

Desta forma, criamos um bom ambiente no Colégio, onde imperam o respeito, o espírito positivo e construtivo, a responsabilidade, a solidariedade e a motivação para unir forças, com o objetivo de alcançar as metas educativas.

A comunidade escolar tem assim um incentivo para trabalhar em equipa, criando uma identidade que transcende cada uma das pessoas que a integram, antes sendo construída por e entre todas.

educar para o lazer

Uma vez que o contexto de lazer ocupa uma parte considerável da vida social, compondo-se de momentos que desempenham um papel fundamental na socialização, consideramos que educar para esses momentos, e também nesses momentos, é essencial na formação.

Assim, fomentamos a vontade de utilizar bem o tempo passado nesse contexto, transformando-o num tempo saudável que não desvirtue o carácter de cada um.

educar para a globalidade

A oferta educativa de língua inglesa surge como complemento ao nosso Projeto, cuja mentalidade responde a uma dimensão internacional que procura a apreciação de outras culturas.

Entendemos que os novos cidadãos que formamos devem conceber a comunidade internacional como o contexto natural da sua condição cidadã.

educar a aptidão estética

A natureza e a arte foram sempre formas privilegiadas de encontro com valores mais elevados.

O sentido estético reflete-se, desde logo, na conceção do edifício do colégio, pela importância e pelo cuidado de cada um dos seus espaços, bem como no esmero dos programas artístico, musical e de ciências naturais.

Procuramos que as disciplinas de Ciências da Natureza, Educação Visual, Educação Tecnológica e que a Formação Musical promovam o desenvolvimento harmonioso e a motivação para a participação nas diversas atividades culturais.

educar para um estilo de vida saudável

O ser humano deve cuidar de forma responsável do desenvolvimento sadio o seu corpo, de modo a que se mantenha ativo, pleno, vigoroso, saudável e autocontrolado.

Por isso, procuramos educar as crianças para a manutenção de hábitos de vida saudáveis, como a prática de desporto, a alimentação equilibrada e a higiene cuidada.

Disponibilizamos salas de refeitório com propostas de refeição variadas e adequadas às várias idades, e estabelecemos um compromisso de promover a prática do desporto na escola. Assim, reforçamos a criação deste tipo de hábitos, essenciais ao desenvolvimento equilibrado dos nossos alunos.

OFERTA EDUCATIVA

ARENALES REDE EDUCATIVA

LINKS ÚTEIS

Rua do Calvário, 307

Gueifães 4470-028 Maia

229 448 329

927 512 715