Dia Mundial da Educação Católica

O Colégio da Imaculada Conceição junta-se à celebração do Dia Mundial da Educação Católica, uma proposta do Papa Francisco para hoje, quinta-feira, 13 de maio.

Segundo as Informações Globais sobre a Educação Católica 2021, a escola católica tem uma ampla presença em todo o mundo: 62 milhões de alunos estão matriculados em escolas católicas e mais de 6 milhões de estudantes frequentam as escolas superiores católicas.

Por isso, nesta iniciativa, o Papa convida todas as instituições de ensino católico (escolas e universidades) a impulsionar o desenvolvimento de um grande Pacto Educativo Global que "promova um novo tipo de educação que permita superar a atual globalização da indiferença e a cultura do imediato".

Afinal, "a educação é uma das formas mais eficazes de humanizar o mundo e a história", como nos diz o sumo pontífice.

Este Pacto deve "ajudar a proporcionar uma nova janela de oportunidades educativas baseadas na justiça social e no amor mútuo", ainda mais urgente depois da recente pandemia que gerou uma crise educativa sem precedentes.

O Papa Francisco refere ainda que este é um "pacto de esperança intergeracional" que deve ajudar a "fomentar a transcendência da pessoa humana".

De facto, cada vez mais existe um consenso de que a dimensão religiosa é intrínseca ao meio cultural e que contribui para a formação global da pessoa. E, pensando nas raízes cristãs de toda a cultura ocidental, o ensino da religião é, sem dúvida, uma ajuda para compreender melhor o passado e o presente e para alcançar uma maior harmonia entre fé e cultura e, ao mesmo tempo, para compreender melhor o meio cultural, pois, em grande medida, o património histórico dos povos está edificado pelos contributos recebidos pela fé.